Fibras de Coco

FIBRAS DE COCO = VERMICULITA NATURAL

Tanto a fibra, quanto o pó de coco são materiais que resultam do processamento industrial das cascas do coco. Trata-se de material vegetal natural, renovável, muito leve e bastante parecido com as melhores Turfas de Sphagnum encontradas no Norte da Europa e América do Norte. Estes tipos de turfas são a base da indústria moderna de substratos e não existem no Brasil.

O mesocarpo do fruto é constituído por aproximadamente 30% de fibra e 70% de pó, os quais consistem basicamente de lignina e celulose, de lenta biodegradação, necessitando de oito a dez anos para se decompor na natureza.

O pó originado da trituração da casca pode ser denominado “Vermiculita Vegetal´´ por apresentar características físicas semelhantes à vermiculita e constituir excelente matéria prima renovável. É hidrofílico, retendo de quatro a cinco vezes o seu peso em água e apresenta alta porosidade (cerca de 90%). Devido as estas características, favorece boas condições físicas e biológicas do substrato (meio de cultivo), propiciando um ótimo ambiente de enraizamento para as.s plantas.